O livro “Raízes do Vale – cultura, memória e tradição” é o resultado de um projeto realizado pelo PIRPIM (Pontão de Integração Regional do PIM), graças a um edital de Pontão do Ministério da Cultura. Motivado pela necessidade de criar um canal de articulação local que identificasse, capacitasse e mobilizasse os agentes culturais das regiões do Médio Paraíba e Centro Sul Fluminense, o projeto culminou na criação da Rede Cultural do Vale do Paraíba Fluminense. Este esforço abrangeu doze municípios e seus distritos, além de diversos pontos de cultura e associações locais.
Reconhecendo a diversidade e as especificidades dos grupos culturais da região, o projeto desenvolveu-se em três frentes complementares: identificação da rede cultural, oficinas para agentes culturais e qualificação e sistematização das ações de articulação e mobilização. A etapa inicial envolveu definir o escopo da pesquisa, selecionando grupos e manifestações tradicionais, projetos e instituições culturais, artísticas e sociais, bem como agentes culturais individuais, para refletir a complexidade do cenário cultural local.
De janeiro a novembro de 2009, uma dedicada equipe de 21 jovens, denominada Equipe Vale Cultural — composta por estudantes de música do PIM e universitários de turismo da Universidade Severino Sombra de Vassouras, sob a orientação da produtora cultural Vânia Matos — realizou o mapeamento cultural. Através de “expedições” aos municípios, eles foram responsáveis por todas as etapas: contato com os grupos, agendamento e realização das entrevistas, além do registro audiovisual. O apoio das Secretarias de Cultura locais foi essencial, fornecendo recursos e facilitando a conexão com os agentes culturais.
O engajamento dos jovens pesquisadores e as indicações dos entrevistados ampliaram significativamente o alcance do projeto, resultando em 124 entrevistas em 12 municípios — mais que o dobro do previsto inicialmente. Durante o processo, os participantes aprofundaram seu envolvimento, indo além do questionário básico e explorando as nuances de cada cultura local. As oficinas semanais de Produção Cultural e quinzenais de Audiovisual e Cultura Digital contribuíram para a reflexão e sistematização dos conteúdos coletados.
A sistematização desses processos compõe as três partes deste livro, representando o ápice de um esforço contínuo para fortalecer as práticas sociais e culturais do interior do Estado do Rio de Janeiro. Paralelamente, foi criado um banco de dados disponibilizado, naquela ocasião, no portal pirpim.org, desenvolvido pelos próprios jovens, visando fomentar a comunicação e a integração entre os grupos culturais mapeados.
Este livro, com coordenação editorial de Vânia Matos, projeto editorial de Andréa Falcão, projeto gráfico de Marcus Moura e fotografias de Paula Kossatz e equipe, é uma celebração da riqueza cultural do Vale do Paraíba Fluminense, resultado do protagonismo juvenil e da colaboração entre diversos agentes culturais. Esperamos que esta obra, fruto do apoio do Ministério da Cultura e da dedicação do PIRPIM, inspire outras iniciativas e contribua para a valorização e preservação das tradições que compõem a identidade de nossa região.