Para manter viva a tradição das bandas tradicionais de música, alguns músicos de Vassouras em abril de 1981, criaram a Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição um grupo musical que durante muitos anos tocou e encantou as cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro. Anos mais tarde, em 2000, desta iniciativa nasce o PIM – Programa Integração pela Música – uma ONG com o objetivo de promover educação musical gratuita para crianças da rede pública de Vassouras, como ferramenta de transformação social.

A promoção à integração e à mobilização de ações comunitárias, culturais, educacionais e o incentivo às relações étnico-raciais positivas são marca desse programa que contribui para formação de cidadãos mais conscientes de si e do outro, e de sua capacidade de transformação usando a música como principal caminho.

A metodologia desenvolvida pelo PIM tem como base a multiplicação dos saberes, em que os alunos mais experientes ajudam a formar os alunos iniciantes, contribuindo para a sustentabilidade e continuidade das atividades da ONG que atende crianças e jovens. Programa reconhecido como Ponto de Cultura pelo Governo Federal em 2005 e 2008 e em 2010, pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, tem atuação institucional abrangente nas áreas da educação para a vida, cultura, arte e cidadania.

Amplamente reconhecido pelo trabalho desenvolvido há mais de 20 anos, o PIM já recebeu vários prêmios e recursos de editais públicos, conta com vários projetos aprovados em Leis de Incentivo à Cultura e, atualmente, busca apoiadores e patrocinadores para ampliar e dinamizar cada vez mais as suas ações na região de Vassouras.

Ziraldo e a marca do PIM

Um parceiro muito querido e fundamental para o PIM foi o cartunista e escritor brasileiro Ziraldo que, após algumas trocas de e-mail com o Maestro Cláudio, criou o menino Vassourense, marca do Programa, e a sigla PIM, pois, até então, todos se referiam como Projeto Integração pela Música.

O apoio da comunidade e a conquista de parceiros e voluntários foram determinantes para o desenvolvimento do PIM e só desta maneira foi possível a manutenção da sede, aquisição de instrumentos musicais, uniformes, materiais didáticos e de apoio.